{ O desafio da educação }
Problemática
Apesar dos avanços consideráveis da última década, ter acesso a uma educação de qualidade no nosso país ainda é uma dificuldade para crianças menos favorecidas principalmente em regiões que o índice de vulnerabilidade social é maior o que dificulta o acesso dos menores.
Estudos e pesquisas mostram que, em geral, o modelo de educação pública na atualidade não consegue abranger um ensino integral para suprir a necessidade das famílias que necessitam trabalhar e por falta de atendimento integral deixam a criança meio período em casa e em algumas situações sem um responsável maior de idade, o que aumenta o índice de ocorrências diversas. Como consequência, as crianças mais carentes acabam excluídas das oportunidades sociais e profissionais.
No Brasil, de acordo com a LDB o ensino obrigatório inicia-se aos quatro anos de idade, e o tempo de permanência diária na escola em geral é de quatro horas, enquanto a recomendação é de sete a oito para oferecer os estímulos das competências e capacidades intelectuais que as crianças devem receber. Com esses dados, fica visível que enfrentamos um baixo índice de educação.
Esse baixo índice é visível também no local em que o Centro de Educação João Paulo II foi instalado, hoje a comunidade reconhece a importância da instituição que contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as famílias atendidas podem trabalhar tranquilos sabendo que a criança se encontra num ambiente seguro com estímulos diversos elevando suas habilidades e competências por meio das vivências e experiências que possibilitam a entender as relações próprias do mundo e ter a oportunidade de fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com segurança, autonomia, consciência crítica, liberdade e responsabilidade e preservando os direitos da criança de acordo com a BNCC que são compostos por : conviver, brincar, participar, explorar e expressar, conhecer-se.
Neste sentido a missão do Centro de Educação é proporcionar uma educação de qualidade contribuindo para o desenvolvimento das crianças atendidas da nossa comunidade, orientando e direcionando-os para um caminho educacional de sucesso, modificando as oportunidades de vida social, educacional e futuramente profissional.
Índices do IDEB
Dados da Escola Rural Municipal Dona Júlia Wanderley
Ano | Nota | Metas projetadas |
---|---|---|
2011 | 4,9 | – |
2013 | 5,3 | – |
2015 | 6,4 | 5,2 |
2017 | 5.9 | 5,5 |
2019 | 6,5 | 5,7 |
2021 | 5,0 | 6,0 |
2023 | 6,5 | 6,3 |
Temos uma Proposta Política Pedagógica (PPP), Regimento Escolar, Autorização e Credenciamento junto a Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE-PR).
Conheça o Centro
Alunos
A escola atende hoje em média de 230 estudantes, sendo:
Educação Infantil regular para 60 crianças de 4 e 5 anos.
E no Projeto Social em regime de contraturno atende em média 170 alunos que estudam na escola regular do município de Piraquara.
Equipe
Trabalham cerca de 30 profissionais dedicados à educação, aqui todos os professores possuem nível universitário em diferentes especializações da área educacional.
Alimentação
A escola oferece mais de 500 refeições diárias saudáveis e balanceadas, sob orientação de um profissional da área de nutrição.
Projeto Social
O Projeto Social atende alunos no período matutino das 07:50h às 12:50h e vespertino das 12:50h às 16:50h, os alunos que estudam de manhã têm 2 refeições, café da manhã e almoço e os alunos matriculados a tarde almoçam e tomam café da tarde. O Centro de Educação João Paulo oferta oficinas de: dança, teatro, literatura, karatê, arte, educação física, letramento, literatura, raciocínio lógico e matemática.
Reconhecimento da comunidade
O Centro de Educação João Paulo II tem diversas certificações importantes que reforçam a função da escola na comunidade e garantem aos antigos e novos investidores um trabalho feito com compromisso:
- Certificado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piraquara (CMDCA);
- Certificado do Conselho Municipal de Assistência Social de Piraquara (COMASP), expedido pela Secretaria Executiva dos Conselhos, em 10/6/2010;
- Declaração de Utilidade Pública Estadual pela Lei 16.546, de 19 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial 8.265, de 19/7/2010;
- Declaração de Utilidade Pública Federal pela Lei 91, de 28 de agosto de 1935, publicada no Diário Oficial, Portaria 234, de 28/1/2014;
- Declaração de Utilidade Pública Municipal pela Lei 1.060, de 24/5/2010 do Município de Piraquara;
- Declaração de Registro de Entidade Social Mantenedora/Executora expedida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná (SETP), em 24/11/2010, registro 2895-00.
- Reconhecimento da Universidade de Yale: o Centro de Educação João Paulo II faz parte do Global Social Enterprise, projeto chancelado pela universidade que tem como objetivo levantar fundos entre instituições internacionais e capacitar as equipes dos projetos locais para a mobilização da comunidade.
- Foi escolhido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para ser homenageado como a entidade do ano de 2011 na área de comunicação e expressão.