{ O desafio da educação }

Problemática

Apesar dos avanços consideráveis da última década, ter acesso a uma educação de qualidade no nosso país ainda é uma dificuldade para crianças menos favorecidas principalmente em regiões que o índice de vulnerabilidade social é maior o que dificulta o acesso dos menores.

Estudos e pesquisas mostram que, em geral, o modelo de educação pública na atualidade não consegue abranger um ensino integral para suprir a necessidade das famílias que necessitam trabalhar e por falta de atendimento integral deixam a criança meio período em casa e em algumas situações sem um responsável maior de idade, o que aumenta o índice de ocorrências diversas. Como consequência, as crianças mais carentes acabam excluídas das oportunidades sociais e profissionais.

No Brasil, de acordo com a LDB o ensino obrigatório inicia-se aos quatro anos de idade, e o tempo de permanência diária na escola em geral é de quatro horas, enquanto a recomendação é de sete a oito para oferecer os estímulos das competências e capacidades intelectuais que as crianças devem receber. Com esses dados, fica visível que enfrentamos um baixo índice de educação.

Esse baixo índice é visível também no local em que o Centro de Educação João Paulo II foi instalado, hoje a comunidade reconhece a importância da instituição que contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as famílias atendidas podem trabalhar tranquilos sabendo que a criança se encontra num ambiente seguro com estímulos diversos elevando suas habilidades e competências por meio das vivências e experiências que possibilitam a entender as relações próprias do mundo e ter a oportunidade de fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com segurança, autonomia, consciência crítica, liberdade e responsabilidade e preservando os direitos da criança de acordo com a BNCC que são compostos por : conviver, brincar, participar, explorar e expressar, conhecer-se.

Neste sentido a missão do Centro de Educação é proporcionar uma educação de qualidade contribuindo para o desenvolvimento das crianças atendidas da nossa comunidade, orientando e direcionando-os para um caminho educacional de sucesso, modificando as oportunidades de vida social, educacional e futuramente profissional.

Índices do IDEB

Dados da Escola Rural Municipal Dona Júlia Wanderley

Ano
Nota
Metas projetadas
2011
4,9
2013
5,3
2015
6,4
5,2
2017
5.9
5,5
2019
6,5
5,7
2021
5,0
6,0
2023
6,5
6,3

Temos uma Proposta Política Pedagógica (PPP), Regimento Escolar, Autorização e Credenciamento junto a Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE-PR).

Conheça o Centro

Alunos

A escola atende hoje em média de 230 estudantes, sendo:

Educação Infantil regular para 60 crianças de 4 e 5 anos.

E no Projeto Social em regime de contraturno atende em média 170 alunos que estudam na escola regular do município de Piraquara.

Equipe

Trabalham cerca de 30 profissionais dedicados à educação, aqui todos os professores possuem nível universitário em diferentes especializações da área educacional.

Alimentação

A escola oferece mais de 500 refeições diárias saudáveis e balanceadas, sob orientação de um profissional da área de nutrição.

Projeto Social

O Projeto Social atende alunos no período matutino das 07:50h às 12:50h e vespertino das 12:50h às 16:50h, os alunos que estudam de manhã têm 2 refeições, café da manhã e almoço e os alunos matriculados a tarde almoçam e tomam café da tarde. O Centro de Educação João Paulo oferta oficinas de: dança, teatro, literatura, karatê, arte, educação física, letramento, literatura, raciocínio lógico e matemática.