Parceria com a PUCPR leva o projeto Coro Cabeludo para o CEJPII

Uma parceria firmada entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) consolidou a realização de um coral cênico para os alunos do Centro. O projeto, chamado de Coro Cabeludo e desenvolvido pela professora Cristina Lemos, utiliza a música como forma de inclusão social e contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento cultural. “O projeto foi realizado em outras escolas e existe há mais de 20 anos. Nesse período atendemos cerca de 300 crianças, resultando na gravação de dois CDs de canções infantis e brasileiras, além de diversos espetáculos produzidos”, explica a professora.

Segundo Cristina, o coro ainda não tinha sido ofertado em uma instituição como o CEJPII, que atende crianças de classes mais carentes. Para a elaboração do grupo, foram selecionadas crianças interessadas em participar da recriação da proposta. “Essa está sendo uma experiência diferente para o Coro Cabeludo, já que muitos alunos não tinham contato com a prática musical, antes de entrarem no Centro”, conta.

Com aulas todas as semanas, os alunos aprendem a desenvolver a própria musicalidade, não só cantando, mas criando, dançando e inventando. A Escola de Comunicação e Artes da PUC disponibilizou um estagiário de música para acompanhar as aulas do projeto junto com a professora de música do Centro. “Desde o primeiro instante de trabalho, os alunos se mostraram entusiasmados para fazer parte do Coro Cabeludo. É um processo muito prazeroso ensinar e ensaiar as músicas do projeto, além de sentir a determinação dos alunos, o treino e a melhora deles”, descreve Yuri Lemos, estagiário de artes.

Para o estagiário, que se prepara para ser educador musical, a experiência está trazendo um grande aprendizado, desde questões técnicas até a relação com os alunos. “Da parte deles, como aprendizes, existem diversos aspectos que a música e o teatro trabalham, em âmbito físico, mental e espiritual. Além, é claro, do conceito mais forte deste trabalho, que é proporcionar a experiência artística à criança e ao adolescente. Vejo nas artes e nas pessoas potencialidades incríveis, que muitas vezes não são trabalhadas por falta de oportunidades”, assegura.

A expectativa é que o coro faça, pelo menos, uma apresentação pública anualmente. Para este ano, o Coro Cabeludo agendou a data de 03 de dezembro para realizar uma apresentação no Teatro TUCA, na PUCPR.

Luanda Fernandes
DRT/PR 8912
(41)8422-1424
[email protected]