Com protocolo de segurança estruturado, alunos de Piraquara voltam às aulas presenciais em ONG

Com o retorno de forma gradativa, o maior objetivo da escola é manter o nivelamento dos alunos

Depois de quase um ano, voltam às aulas presenciais do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), uma ONG que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O centro oferece aulas da Educação Infantil e atividades no período de contraturno para o Ensino Fundamental I. A partir desta quinta-feira (18/02), a escola receberá os alunos das turmas de Infantil 4 e 5.

Durante o ano letivo de 2020, por conta da pandemia, as professoras do CEJPII desenvolveram apostilas e, também, enviaram as atividades aos alunos por meio do whatsapp dos pais, mas a escola reconhece que nada se compara ao ensino presencial. “Sabemos que eles não aprendem com a mesma facilidade, portanto, neste momento, o nosso maior objetivo é ajudar as crianças no nivelamento do conteúdo e recuperar as possíveis perdas de 2020” diz a diretora da escola, Dona Elizabeth Castor.

A escola terá um retorno gradativo. Neste primeiro momento, apenas os alunos da Educação Infantil terão aulas presenciais. “Os alunos do Ensino Fundamental I, até o quinto ano, ainda não retornaram às aulas nas escolas regulares, portanto vamos aguardar para que a adaptação seja mais fácil para eles”, conta a diretora.

Cuidados com a Covid-19

Com a pandemia, para que a volta às aulas presenciais seja segura, alguns cuidados serão tomados. As turmas foram reduzidas, existem dispensers de álcool em gel de fácil acesso por toda a escola, na entrada será medida a temperatura e as crianças também receberão máscaras. “As turmas são pequenas, então podemos garantir o distanciamento dos alunos. Além disso, não teremos o intervalo, para evitar aglomerações”, diz Dona Elizabeth. Para o horário de descanso, as professoras farão atividades lúdicas dentro das salas de aula.

A equipe pedagógica da escola desenvolveu um manual de conduta e também enviou vídeos para as famílias, os quais mostram todo o procedimento de entrada e saída dos alunos, com todos os procedimentos de segurança necessários. (anexos)

Foco no nivelamento

Assim como foi dito pelo secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, a volta às aulas presencial tem como principal objetivo contemplar os estudantes que não possuem acesso a tecnologia para acompanhar as aulas virtualmente, que foi justamente o maior desafio do CEJPII em 2020. “A maioria dos nossos alunos não tem um computador em casa e, às vezes, tem apenas o celular dos pais com acesso a internet, por este motivo desenvolvemos as apostilas com atividades, para que assim todos tivessem acesso”, conta a diretora.

Segundo Dona Elizabeth, tanto os professores, quanto os alunos, estão com muita saudade da escola, então, este período de reencontro será de extrema importância e avanço pedagógico. Entretanto, os alunos que permanecerão em casa, também continuarão seu desenvolvimento. “Alguns pais ainda não se sentem confortáveis em mandar seus filhos para a escola, por isso continuaremos disponibilizando as apostilas para essas famílias. Os pais devem buscar o material da semana toda segunda-feira, ao mesmo tempo que entregam as atividades feitas para correção”.

Um dos medos do CEJPII é a evasão escolar. “Neste momento entendemos a preocupação de algumas famílias e a opção de não mandar seus filhos para as aulas presenciais, mas esperamos que essas crianças eventualmente voltem à nossa escola, o desenvolvimento delas é de extrema importância para nós”, finaliza a diretora.