A Escola Municipal Júlia Wanderlei obteve o terceiro maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas municipais de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos atingiram a média de 5,3 no índice, três pontos a mais do que a meta estipulada para o município. Uma conquista para a escola rural, que atende estudantes do ensino fundamental.
O resultado também foi bastante festejado pelo Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), que contribui com a melhora dos indicadores educacionais. Hoje, 114 estudantes da Júlia Wanderlei fazem o contraturno escolar no Centro, recebendo aulas de reforço e desenvolvendo atividades extracurriculares. “Esse resultado demonstra que estamos cumprindo o nosso papel quando resolvemos instalar o projeto na região. Nossa meta sempre foi trabalhar em conjunto com a comunidade, apresentando um novo modelo de ensino que traria resultados positivos para todos”, afirma Elizabeth Bettega Castor, presidente do CEJPII.
Outra escola atendida pelo Centro, que também obteve resultado significativo no IDEB, foi a Escola Municipal Olga Ribas Martins. A instituição registrou a média 5,4, segundo melhor índice entre as escolas municipais da região. Um salto expressivo, se comparado ao indicador anterior, em 2011, no qual a escola havia atingido a média de 4,8. O Centro atende cerca de 40 alunos dessa escola no contraturno.
Com relação à Júlia Wanderley, essa é a segunda vez que a escola teve o IDEB calculado. Nos anos anteriores a instituição não foi incluída no cálculo por registrar menos de 60 alunos matriculados. Realidade que foi modificada com a instalação do João Paulo II. Depois de 2010 as matrículas mais do que dobraram e as duas instituições passaram a trabalhar em conjunto. “Para 2015 estamos projetando que os estudantes superem a média 6. Assim, alcançaremos a meta nacional na Júlia Wanderley com 5 anos de antecipação”, estima Elizabeth.
O Projeto
O Centro de Educação João Paulo II atende 282 estudantes carentes de 3 a 13 anos, com ensino integral das 8h às 16h30 na educação infantil (3 a 6 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para estudantes do ensino fundamental da rede pública. Os alunos são selecionados pelo critério da renda familiar, ou seja, quanto menor a renda, maior a prioridade para a matrícula. Cada criança matriculada representa cerca de R$ 430,00 mensais de despesa. Todo o valor gasto na escola é coberto integralmente por doações.