Centro de Educação João Paulo II ajuda escola pública a melhorar nota do IDEB municipal

A Escola Municipal Júlia Wanderlei obteve o quarto maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Piraquara – Região Metropolitana de Curitiba. No quesito da melhoria do fluxo escolar, o escore da escola foi o segundo maior e nas duas avaliações (Matemática e Português) da Prova Brasil, os alunos superaram as médias das dezoito escolas do município.

O resultado foi muito festejado pelo Centro de Educação João Paulo II (CEJPII). A associação sem fins lucrativos, que montou uma escola-modelo na região, auxiliou na melhora dos indicadores educacionais dos alunos. “Isso demonstra o que o trabalho conjunto entre a educação pública e o voluntariado da sociedade civil organizada pode fazer para melhorar os padrões de educação”, pondera o Professor Belmiro Valverde Jobim Castor, Presidente do Centro de Educação.

Segundo o professor, contribuíram para a classificação do Colégio Julia Wanderley as aulas de reforço escolar, que são oferecidas no projeto de contraturno do CEJPII para os alunos da escola municipal, e os programas extracurriculares que são oferecidos aos 160 alunos inscritos no programa de contraturno.

Foi a primeira vez que a Julia Wanderley teve seu IDEB calculado. “Nos anos anteriores a escola municipal não foi incluída no cálculo do IDEB por se tratar, até 2010, de uma escola com menos de 60 alunos e cujo fechamento chegou a ser cogitado. Com a instalação do João Paulo II, as matrículas mais do que dobraram e as duas escolas passaram a agir em conjunto. Já em 2012 tivemos esse ótimo resultado”, avalia Castor.

Para o próximo cálculo do IDEB, em 2013, o professor afirma que a meta do João Paulo II é auxiliar a escola municipal a atingir mais de 5,8 na pontuação, passando a ser a melhor escola pública do município. “Para 2015 estamos projetando uma média superior a 6,1. Assim, alcançaremos a meta nacional com 5 anos de antecipação”, estima.