Alunos do Centro de Educação João Paulo II recebem aulas duas vezes por semana
Janeiro é o mês em que os pais estão preocupados com a matrícula dos filhos para o próximo ano letivo e também sobre que tipo de atividade extra a criança poderá fazer. Aprender música é uma boa opção, pois o canto estimula as crianças a escutarem aquilo que está em volta, além de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a expressão. “A música está em toda parte, na natureza, nas pessoas e no ambiente. Mas muitas pessoas não percebem isso. A lição mais importante para aprender música é saber escutar e isso é uma técnica que muitos precisam desenvolver”, explica Vilma Ribeiro, professora de música do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII).
Segundo Vilma, o desenvolvimento da percepção sonora ajuda os alunos a reconhecerem os sons do mundo. “No ambiente em que vivemos existem muitos estímulos musicais e a educação musical contribui para a valorização da escuta. Com o tempo essa habilidade será ampliada, possibilitando que a criança preste atenção, relacione a letra, música e ritmo. Além disso, ajudará a diferenciar o som grave do agudo, intensidades e timbres”, esclarece.
A professora explica que a música como linguagem contribui para a socialização e influencia os pequenos de várias maneiras. “Um trabalho com música feito desde os primeiro anos de ensino traz um universo de possibilidades para as crianças. O canto e a expressão, junto com seus códigos e gêneros, auxiliam no desenvolvimento de questões inerentes às emoções, à socialização e à comunicação, que são de extrema importância nessa fase da vida”, conta.
De acordo com Vilma, para deter a atenção dos alunos as aulas precisam fazer algum sentido, para que não exista nenhum preconceito de estilos e preferências. “Isso ajudará a tornar a aula um espaço de reflexão, na qual a criança passar a ter uma relação artística e cultural com a música. Essa aptidão também pode ser desenvolvida em casa, assim, o aluno manterá contato com a arte de maneira diversificada”, incentiva.
Todos os estudantes do CEJPII frequentam as aulas de música, que acontecem duas vezes por semana. “O canto coral configura-se como uma prática musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Por se tratar de um grupo de aprendizagem musical e que está em fase de desenvolvimento vocal, de integração e de inclusão social, o coro pode ser um espaço constituído por diferentes relações interpessoais e de ensino”, avalia a professora.
O Projeto
O Centro de Educação João Paulo II atende mais de 260 alunos carentes de 3 a 13 anos, com ensino integral das 8h às 16h30 na educação infantil (3 a 6 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para estudantes da rede pública. Os alunos têm uma jornada escolar diária de mais de oito horas, a mesma dos países desenvolvidos e duas vezes maior do que a jornada comum nas escolas brasileiras. Os estudantes são selecionados pelo critério da renda familiar, ou seja, quanto menor a renda, maior a prioridade para a matrícula.