Alunos do Centro de Educação João Paulo II participam do Campeonato Brasileiro de Karatê

Após conquistar 9 medalhas no Campeonato Paranaense de Karatê, os alunos do Centro de Educação João Paulo II irão até São Paulo (SP), integrando a equipe Paranaense de Karatê para disputar o Campeonato Brasileiro do esporte. A competição acontecerá entre os dias 1.º e 04 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Durante os quatro dias do torneio, os alunos serão acompanhados pelos professores e profissionais da Escola. Esse campeonato é o mais importante disputado entre os atletas e será uma experiência para os alunos.

Os atletas fazem parte da Associação Jovem Atleta do CEJPII, que foi fundada em 2011 e atende todos os estudantes da escola, desde as turmas de educação infantil até o 7.º ano. Para a professora de Karatê Priscila Vilas Boas o esporte trouxe mais disciplina aos alunos, o que elevou o índice de comprometimento com as atividades escolares. “A maior mudança percebida entre essas crianças foi a melhora no comportamento deles. Além disso, notamos uma interação maior entre os alunos, o respeito aos colegas e a contenção da agressividade”, avalia.

A Associação também incentiva a integração de pais e alunos nas atividades esportivas. Para isso realizou uma série de treinamentos prático e teórico para que os pais fossem formados no quesito arbitragem e regras do Karatê. “Essa capacitação preparou e formou novos árbitros, que auxiliam a equipe técnica da associação. Isso trouxe maior credibilidade aos torneios e diminuiu o índice de erros nos campeonatos. Além disso, o objetivo é integrar a escola e toda a família por meio do esporte”, explica Priscila.

O Centro de Educação João Paulo II atende mais de 220 alunos carentes de 3 a 14 anos de Piraquara, na Grande Curitiba, com ensino integral das 8h às 16h30 na escola infantil (3 a 4 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para estudantes da rede pública. A escola é mantida por apoiadores e voluntários.

Perfil do Centro Educacional João Paulo II
O Centro Educacional João Paulo II (CEJPII) foi criado em abril de 2010, por iniciativa do Professor Belmiro Valverde Jobim Castor, e atende crianças carentes de quatro a quinze anos de idade. O projeto, inédito no Paraná, oferece ensino gratuito e de qualidade, com atividades pedagógicas em período integral, assim como em países desenvolvidos. O CEJPII foi escolhido pela Universidade de Yale como um dos três projetos brasileiros para receber o apoio da instituição. O Centro Educacional é mantido por parceiros e voluntários, por meio de contribuições mensais. Mais informações pelo site www.joaopaulosegundo.org.br e pelos telefones (41) 3079-7810 e (41) 3018-9625.