O Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para o desenvolvimento de dois projetos: a elaboração de um estúdio de TV e rádio cidadã e um coro cênico infantil. “No final do ano passado, quando iniciamos a conversa com a PUC, reservamos uma das salas do Centro para a construção do estúdio, onde os programas de rádio e de TV serão realizados”, conta Elizabeth Bettega Castor, presidente do CEJPII.
A PUCPR, por intermédio da professora Eliane Cristine Francisco Maffezzolli, decana da Escola de Comunicação e Artes, disponibilizou dois técnicos do laboratório de comunicação da universidade, que foram até o Centro e fizeram uma avaliação no espaço para verificar quais equipamentos serão necessários para colocar o estúdio em funcionamento. A proposta é desenvolver pequenas ações de comunicação no local, além de oficinas de criação e produção em rádio e televisão com os alunos do CEJPII. A expectativa é que o programa tenha início efetivo no primeiro semestre de 2015.
No caso do coro cênico, a parceria já está em andamento. A Escola de Comunicação e Artes cedeu um estagiário para fazer o acompanhamento das aulas com a professora de música do Centro. Para a elaboração do coro, foram selecionadas crianças interessadas em participar da recriação do projeto Coro Cabeludo, uma iniciativa da professora Cristina Lemos, do curso de Música da PUCPR, que existe há mais de 20 anos. “Nesse período atendemos mais de 300 crianças de outras escolas, resultando na gravação de dois CDs de canções infantis e brasileiras, além de diversos espetáculos produzidos. O objetivo da proposta consiste em utilizar a música e o canto como forma de inclusão social e, também, contribuir para o fortalecimento do sentimento de pertencimento cultural”, explica Cristina.
A expectativa é que o coro faça, pelo menos, uma apresentação pública anualmente.