Fique por dentro

Aqui no Centro de Educação João Paulo II nunca faltam boas notícias. Veja a nossa seleção de matérias e veja o que nossos amigos e parceiros andam falando por aí.

Com protocolo de segurança estruturado, alunos de Piraquara voltam às aulas presenciais em ONG

Com protocolo de segurança estruturado, alunos de Piraquara voltam às aulas presenciais em ONG

18.02.2021 | « voltar

 Com o retorno de forma gradativa, o maior objetivo da escola é manter o nivelamento dos alunos

Depois de quase um ano, voltam às aulas presenciais do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), uma ONG que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O centro oferece aulas da Educação Infantil e atividades no período de contraturno para o Ensino Fundamental I. A partir desta quinta-feira (18/02), a escola receberá os alunos das turmas de Infantil 4 e 5.

Durante o ano letivo de 2020, por conta da pandemia, as professoras do CEJPII desenvolveram apostilas e, também, enviaram as atividades aos alunos por meio do whatsapp dos pais, mas a escola reconhece que nada se compara ao ensino presencial. “Sabemos que eles não aprendem com a mesma facilidade, portanto, neste momento, o nosso maior objetivo é ajudar as crianças no nivelamento do conteúdo e recuperar as possíveis perdas de 2020” diz a diretora da escola, Dona Elizabeth Castor.

A escola terá um retorno gradativo. Neste primeiro momento, apenas os alunos da Educação Infantil terão aulas presenciais. “Os alunos do Ensino Fundamental I, até o quinto ano, ainda não retornaram às aulas nas escolas regulares, portanto vamos aguardar para que a adaptação seja mais fácil para eles”, conta a diretora.

Cuidados com a Covid-19

Com a pandemia, para que a volta às aulas presenciais seja segura, alguns cuidados serão tomados. As turmas foram reduzidas, existem dispensers de álcool em gel de fácil acesso por toda a escola, na entrada será medida a temperatura e as crianças também receberão máscaras. “As turmas são pequenas, então podemos garantir o distanciamento dos alunos. Além disso, não teremos o intervalo, para evitar aglomerações”, diz Dona Elizabeth. Para o horário de descanso, as professoras farão atividades lúdicas dentro das salas de aula.

A equipe pedagógica da escola desenvolveu um manual de conduta e também enviou vídeos para as famílias, os quais mostram todo o procedimento de entrada e saída dos alunos, com todos os procedimentos de segurança necessários. (anexos)

Foco no nivelamento

Assim como foi dito pelo secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, a volta às aulas presencial tem como principal objetivo contemplar os estudantes que não possuem acesso a tecnologia para acompanhar as aulas virtualmente, que foi justamente o maior desafio do CEJPII em 2020. “A maioria dos nossos alunos não tem um computador em casa e, às vezes, tem apenas o celular dos pais com acesso a internet, por este motivo desenvolvemos as apostilas com atividades, para que assim todos tivessem acesso”, conta a diretora.

Segundo Dona Elizabeth, tanto os professores, quanto os alunos, estão com muita saudade da escola, então, este período de reencontro será de extrema importância e avanço pedagógico. Entretanto, os alunos que permanecerão em casa, também continuarão seu desenvolvimento. “Alguns pais ainda não se sentem confortáveis em mandar seus filhos para a escola, por isso continuaremos disponibilizando as apostilas para essas famílias. Os pais devem buscar o material da semana toda segunda-feira, ao mesmo tempo que entregam as atividades feitas para correção”.

Um dos medos do CEJPII é a evasão escolar. “Neste momento entendemos a preocupação de algumas famílias e a opção de não mandar seus filhos para as aulas presenciais, mas esperamos que essas crianças eventualmente voltem à nossa escola, o desenvolvimento delas é de extrema importância para nós”, finaliza a diretora.