Fique por dentro

Aqui no Centro de Educação João Paulo II nunca faltam boas notícias. Veja a nossa seleção de matérias e veja o que nossos amigos e parceiros andam falando por aí.

Atividades do Centro de Educação João Paulo II durante a pandemia do coronavírus

Atividades do Centro de Educação João Paulo II durante a pandemia do coronavírus

20.04.2021 | « voltar

 O mês de abril foi cheio de atividades divertidas para os alunos. Durante esse momento delicado da pandemia, as crianças do ensino infantil e fundamental estão estudando de forma remota, recebendo as atividades impressas mensalmente, além dos exercícios enviados por meio dos grupos de Whatsapp de cada turma. Os pais enviam fotos e vídeos dos alunos fazendo as atividades, e, no final do mês, levam essas tarefas para a escola, para que sejam corrigidas e o desenvolvimento das crianças possa ser acompanhado de perto.


Atividades do mês de abril

O mês começou com a Páscoa, e os alunos comemoraram a data com uma atividade super divertida de Caça aos Ovos. Os Infantis 4 e 5 tiveram que pintar ou desenhar dez ovos e sair os procurando pela casa!

Nas aulas de artes e educação física, o mês de abril foi cheio de atividades legais. Em educação física, foram realizadas aulas de coordenação motora fina com o alinhavo, além de diversas atividades para não ficar parado. Em artes, tiveram atividades de desenhar utilizando diferentes texturas, uma tarefa de esquema corporal, que propunha criar um bonequinho ou bonequinha e desenhar uma roupinha nele, atividades com tinta guache, e também tarefas que tinham como proposta trabalhar com simetria e gravura.

Projeto Florestas e Projeto Diversão

Para os Infantis 4 e 5, dois projetos estão em andamento atualmente: O Projeto Florestas e o Projeto Diversão, que trabalham assuntos diferentes, porém o intuito é ensinar de maneira mais leve e descontraída conteúdos relevantes.

O Projeto Diversão é do Infantil 4 e é um projeto amplo que começou falando sobre o circo, porém, também aborda os parques, diversões em família e brincadeiras de roda. No mês de abril, o Projeto Diversão fez atividades como montar um cinema em casa, brincar de restaurante, faz de conta que as crianças estão na praia… Elas também estão trabalhando os parques de preservação ambiental. Com todo esses temas, as professoras abordam diversos estímulos que são muito importantes para a educação infantil, como pintura, coordenação motora, conhecimento de letras e números, e tudo que engloba o desenvolvimento nesta fase da infância.
É realmente um projeto divertido, que visa distrair as crianças da realidade da pandemia que estamos enfrentando, e deixá-las mais animadas para se concentrar nos estudos.

O Projeto Florestas do Infantil 5 é um projeto amplo, que começou abordando o tema das florestas no geral, mas também trabalha assuntos mais específicos, como as florestas tropicais, florestas temperadas e a floresta boreal. Os alunos aprendem sobre as árvores, os animais… Tudo de uma forma bem contextualizada e didática. Uma das atividades deste mês foi a frotagem, na qual as crianças exploraram as folhas das plantas, tamanho, espessura, formato, detalhes, textura… Também aprenderam que o Rio Amazonas é o maior em volume de água e extensão, e se divertiram brincando que estavam passeando de barco por ele e vivendo grandes aventuras com os animais que iam aparecendo ao longo da viagem.